POR CÉLIO GOMES, DA SÉRIE VISÃO POLÍTICA: "AS NUVENS, OS CÃES E O LAGO"!

Ficou famosa a frase do grande saudoso Político Mineiro, Magalhães Pinto:
"POLÍTICA É COMO NUVEM, VOCÊ OLHA ESTÁ DE UM JEITO, OLHA NOVAMENTE, ESTÁ DE OUTRO".

Mas podemos plagiar o mesmo raciocínio em várias versões idênticas, que levam ao mesmo sentido... Eu por exemplo, não levei mais que alguns poucos dias para perceber (e sofrer) com uma mudança radical nas atitudes de certo político, "depois de eleito"; Enquanto que já um sujeito com quem falei hoje, (27/08/12) levou quase dois pares de anos! Menos pior, né?! (para ele). Mas daí, "não sei por que", lembrei-me também de uma passagem interessante na minha vida: 

"Certa vez, reclamei com um Sábio de algumas pessoas que tinham enorme preferência por promover discórdias entre os companheiros". Ele sorriu, e apontou para um grupo de cães que estavam nas proximidades, e que aparentemente se davam bem; até se cheiravam uns aos outros, e corriam alegremente pra lá e pra cá! Apanhou uma pequena pedra, e a atirou no meio da animada bicharada. Nossa! Nunca vi coisa igual! Os cães mudaram radicalmente de comportamento, e passaram a  se agredir mutuamente, como loucos desvairados! Fiquei até com pena, sendo que depois da "feroz batalha", alguns dos pobres animais saíram feridos... Felizmente, nada de grave. O Sábio olhou-me bem no fundo dos olhos e disse: "Aí está! Estavam juntos, mas deixaram bastante evidente que não confiavam uns nos outros, por isso não foi preciso muito esforço para se desentenderem"! Perguntei ao Sábio, se estava me aconselhando a dar um "empurrãozinho" para provocar conflitos, e de imediato já o repreendi por tal suposta "sugestão". Ele novamente sorriu, e afirmou que essa jamais seria a sua intenção, e foi se retirando lentamente... Sem nada entender, fiquei postado ali mesmo, com as idéias embaralhadas. Foi quando ouvi um assovio, e de longe vi quando o Sábio fez menção de me jogar alguma coisa. Uma pedra, enrolada num pequeno pedaço de papel, caiu aos meus pés. Desenrolei o tal bilhete, e deparei com a frase: 

"Não é para atirar pedras no que quer que seja"! A lição é para que tenhas cuidado com quem andas, e em quem confias! A verdadeira amizade é como um Lago: "Ao receber uma pedra, forma belos círculos; depois de se agitar após as tempestades, retorna sempre a sua formação uniforme e hospitaleira"!   
          NUNCA MAIS 
                      ESQUECI O EXEMPLO...  


BLOG EM CIMA DA LINHA: cfgomes.blogspot.com
   Célio Gomes/Editor e Redator / Fale comigo: celiofgomes@gmail.co
celiofgomes@yahoo.com.br