Autoridades que lutaram para a implantação do instituto em Patos de Minas, como o deputado federal Antônio Andrade e a vereadora Edimê Avelar, participaram do registro da escritura.
De acordo com o diretor do campus, Weverson Silva Morais, com a aquisição do imóvel, provavelmente o instituto começará a funcionar no meio do próximo ano. "Não vamos começar imediatamente porque há necessidade de fazer algumas licitações para compra de móveis e também para adaptações no prédio", informou.
O diretor também falou sobre a contratação de professores que deverá ser feita através de concurso. Sobre os cursos, ele disse que vai iniciar com um curso a nível médio e em tempo integral. "Depois, gradativamente, os outros cursos serão oferecidos", comentou.
Segundo Weverson, o estudo a respeito da demanda da região ainda não foi concluído. Na lista dos cursos sugeridos destacam-se: eletrotécnica, de alimentos, de edificações, informática ou mineração. A previsão é de que a pesquisa seja concluída nos próximos dias.
O reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, também esteve em Patos de Minas para assinar a escritura de aquisição. Ele contou que o imóvel foi escolhido junto com o departamento de engenharia do instituto. "O fato do prédio já estar pronto e atender muito bem ao IFTM contribuiu com a escolha", disse. Segundo Roberto Gil, o prédio é muito maior do que outros campi implantados na região.
O valor total de compra foi de R$6.191.247,71. O campus que também conta com um estacionamento de 4 mil m2 fica próximo ao Trevo da Pipoca. “Em 3 anos de funcionamento, ele deverá abrigar 1200 alunos”, informou o reitor.
O deputado federal, Antônio Andrade, uma das autoridades que viabilizaram a instalação do IFTM em Patos de Minas, falou sobre a importância da conquista para a cidade. "O instituto é comparado a uma universidade federal e vai proporcionar um grande crescimento econômico para o município", disse.
A vereadora Edimê Avelar comentou que a implantação do IFTM é a realização de um grande sonho , como educadora há mais de 40 anos, por se tratar de uma instituição de ensino superior gratuito e de qualidade. “Nossos jovens, nossas famílias, merecem esta conquista”, completou.