Prefeitura e Minas Fácil buscam otimizar ainda mais a abertura de novas Empresas

Prefeitura e Minas FácilNa manhã de sexta-feira (24), por determinação do prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira, uma comissão transversal constituída por secretários e funcionários dos setores de finanças, saúde/vigilância sanitária, urbanismo/fiscalização e assessoria de gabinete da prefeitura, além da analista do Minas Fácil Daniela Abrahão, esteve reunida com a técnica em gestão e registro empresarial da JUCEMG (Junta Comercial de Minas Gerais), Juliana Garcia, para tratar dentre outros, sobre aprimoramento no fluxo de atendimento para a abertura de empresas.
Atualmente, em Patrocínio a abertura de uma nova empresa demanda cerca de 7 a 8 dias - atendendo a meta estabelecida pelo Minas Fácil. Entretanto, toda a equipe está empenhada em otimizar ainda mais os trabalhos a fim de minimizar este tempo para no máximo 5 dias, meta acordada entre Banco Mundial e JUCEMG
Prefeitura e Minas FácilSegundo explicou Julia Garcia, o município tem se destacado dentre os demais atuando de forma muito eficiente nos processos de abertura de empresas. “Entretanto, sempre se pode melhorar e facilitar a vida dos empresários, contadores e da própria Administração”, ponderou.
Durante a reunião vários pontos foram elencados pelos setores envolvidos no processo de forma a buscar em conjunto ferramentas para atingir a meta ousada de formalização da empresa em 4 dias.
O prefeito Dr. Lucas declarou que “esse momento faz parte de uma estratégia de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial de Patrocínio, dando mais celeridade aos processos de abertura de empresas, otimizando o tempo dos empreendedores que buscam a formalização de seus negócios”.
“Nosso propósito é equacionar as lacunas que por vezes retém o andamento do processo, buscando a excelência no atendimento”, afirmou o gestor de inovação, José Batista Souza Neto.
Para tanto, a equipe programou novos encontros e reuniões com todos os profissionais diretamente interessados no tema, a exemplo dos contadores. “É preciso que as pessoas tenham conhecimento do fluxo organizacional para a abertura de uma empresa, de forma a contribuir com a maior agilidade dos prazos, explica o secretário de finanças Eduardo Carneiro.
Estiveram presentes à reunião, além do gestor de inovação José Batista Neto e o secretário de finanças Eduardo Carneiro, a representante do Minas Fácil Daniella Abrahão Pereira Melo, o coordenador de atenção primária da saúde, Wesley Faber Romão, o supervisor de vigilância sanitária Paulo Roberto da Silva, o coordenador da fiscalização Ivaldo Silva dos Santos, a fiscal tributária, Nayara Bernardes Teixeira Brandão e a responsável pelo setor de Tributos, Simone Almeida de Queiroz Oliveira.
Minas Fácil foi instalado em Patrocínio em abril de 2010 simplificando a vida dos empreendedores. O que antes exigia uma grande quantidade de documentos, vários deslocamentos para outras cidades e prazos superiores a 100 dias, com o Minas Fácil foi decretado o fim da burocracia excessiva, além do empreendedor encontrar um espaço para obter as orientações tributárias adequadas e suporte técnico.
*Fonte: www.patrocinio.mg.gov.br

BLOG EM CIMA DA LINHA: cfgomes.blogspot.com
CÉLIO GOMES/EDITOR DO GOOGLE, COLUNISTA DO JORNAL DE PATROCÍNIO/MG
 EDITOR E REDATOR DO BLOG EM CIMA DA LINHA
celiofgomes@gmail.com    celiofgomes@yahoo.com.br