SAUDOSISMO PATENSE
ORDALINA VIEIRA RORIZ
UMA DAS IDEALIZADORAS DA FESTA DO MILHO!
A filha de tradicional família de Patos de Minas, nasceu na fazenda Brejo Comprido, no dia 16 de janeiro de 1925. Com 10 anos já havia concluído o curso primário. Graças ao seu grande esforço e inteligência ingressou na Escola Normal Oficial, onde se formou como professora.
Estudou com amor e responsabilidade, e foi na França que aperfeiçoou seu curso, para assumir mais tarde a cadeira de francês, na Escola Normal, hoje Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel. A criação de mais uma Escola na cidade, para abrigar um número cada vez maior de alunos, era outro sonho de Ordalina, como também a criação do Colégio Municipal.
Sempre idealista e sonhadora e contando com o apoio do grande líder Padre Almir Neves de Medeiros. Sua participação na tradicional Festa do Milho no ano de 1959 foi decisiva. Juntamente com, Lia Brochado e Paulo Portilho, e muito outros BALUARTES, iniciaram com grande visão, o maior acontecimento de nossa cidade: a FENAMILHO.
Suas palavras na revista A Debulha no ano de 1980:
"Vivo do meu trabalho, aqui na cidade de Belo Horizonte, mas na saudade dos amigos de Patos de Minas. Sou imensamente grata pela distinção ao meu nome que jamais esquecerei."
Ordalina faleceu em Belo Horizonte no ano de 1984 onde foi sepultada. Deixou como exemplo o seu trabalho como mestra e mulher idealista e grande empreendedora.
*Fonte: Grupo Saudosismo Patense.
*Célio Gomes/Grande Complexo Online Em Cima da Linha.
www.emcimadalinha.com.br