QUALQUER UM PODE SER POLÍTICO "E ATÉ SE ELEGER"! AGORA, CONTUDO...

                                *By Célio Gomes

Qualquer Cidadão comum, em dia com suas obrigações sociais pode se candidatar para determinado Pleito Político, e obter êxito! Agora, "ser um bom Político" é que é uma baita questão... Para se tornar um exemplo nessa coisa e tal o Indivíduo precisa ter antes de mais nada, "bom caráter, personalidade forte, respeito para com o Próximo"... 


"Mas num é assim não"... Uma boa parcela de políticos (em minúsculo mesmo) se acham "intocáveis"; E por assim pensarem, "lascam brasa em firmar compromissos a revelia"; Compromissos estes que já procedem "premeditados" a não cumprir... Isto daí (arg!) é o que chamo de "caruncho da Sociedade". Uma coisa mórbida, estupidamente criada pelo nossa própria (sniff!) "cochilada maldita". 

E cochilou o cachimbo cai (junto com tantos anseios e outras expectativas mais) e só nos resta o consolo de saber que mais cedo ou mais tarde os tais "carunchos" acabam se dando muito mal! Rende muiiita antipatia ao se levar um dos Substantivos do Termo "POLÍTICA" para a prática às avessas e contramão da "Consciência Cidadã": Astúcia, ardil, artifício, esperteza... E "deita lista"... CAFIFA!!!

Vocês devem estar achando estranho não citar nas "qualidades" desta "praga", defeitos como: Corruptos, corruptores, etc. e tal; Pois muito bem. Na minha concepção, "político ruim" oferta maus exemplos e faz tudo de ruim de "A a Z". Não carece pois, "discriminar"! Seria um desperdício de tempo...

Agora vamos falar do Político que respeita o Voto do Cidadão que o elegeu e se comporta dentro da moralidade ética: "Pensam que não tem"?! Mas tem. Apesar que "esta" é a qualidade de Político que também têm seus "apertos"! Para não entrar em "negociatas", para não aceitar do seu lado o tipo matreiro, que poderia "detonar" com seu prestígio e tudo o mais... Este vive de fato numa verdadeira "frigideira" e necessariamente vamos dizer assim "sobrevive em meio a Leões famintos". É aí que vai mesmo necessitar deter uma "personalidade forte" para não se deixar "dobrar"; Na primeira "abocanhada desonesta", advinda de qualquer companheiro que seja, tem que lascar "um basta" definitivo! Mas consegue. E se quiser segue até o fim do seu Mandato "mantendo zelo irrestrito para com a Coisa Pública". É difícil? 

"NÃO É TÃO FÁCIL, NÃO É UM MELZINHO NA CHUPETA SER BOM POLÌTICO, COMO SIMPLESMENTE, SER MAU POLÍTICO"... MAS É POSSÍVEL E É O QUE REALMENTE SE AJUSTA AO TERMO "POLÍTICO" (OU POLÍTICA) NA ACEPÇÃO MAIOR DO SEU SIGNIFICADO "LEGAL": CIVILIDADE, CORTESIA; "ARTE DE BEM GOVERNAR OS POVOS"!!!  (Grifo nosso). 

*Célio Gomes/Grande Complexo Online Em Cima da Linha, Redação direto da linda Cidade de Patrocínio das Minas Gerais, "Capital Mundial do Café" - Brasil!