POR MILTON MAGALHÃES: "HOMENAGEM MERECIDA"! E "PUXÃO DE ORELHA".

 Milton Magalhães


 
Em algum dia de 1997 a 2004, tive a honra de ser convidado pelo prefeito Roberto Queiroz do Nascimento- Betinho, para uma conversa amistosa em seu gabinete. Lá chegando ele me soltou de chofre uma pergunta: “ O QUE ESTÁ FALTANDO EM MEU GOVERNO ?". Respondi, também rápido: “ POVO”. Expliquei que ele, pessoalmente deveria visitar as Associações de Bairros, os Conselhos Comunitários, mesmo quando a Prefeitura não tivesse nenhum centavo, tomaria um cafezinho juntos, ouvindo as principais reivindicações dos respectivos, bairros, distritos e localidades. (Pois, durante a campanha é só tapinha nas costas e correria) Destes encontros, sairia a matéria- prima, para governar. Ficaria fácil fazer um mapa para eleger as principais prioridades no vasto município. Era um governo com Patrocínio na ponta da língua. Se, Betinho me ouviu, é outra história, mas por esse gesto de HUMILDADE, tenho por ele o maior respeito.
Mais de 20 depois, o Governo Gustavo/Maurício, entra no mês sete de sua gestão. Um governo em construção, mas já pode ser medido na régua e no prumo.
Se me fosse dado fazer alguma observação, a respeito, por incrível que pareça, repetiria: Falta, HUMILDADE E POVO. POVÃO.
Traduzindo: Falta cheiro e essência do povão. Gente que sente na pele a dor de quem luta de verdade para sobreviver. Assessores e secretários carismáticos; não midiáticos, nascidos em berços de ouro, metido a técnico. Falta gente acessível, simples e humana.
Falta, HUMILDADE E POVO...
Bem. Na reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, realizada nesta terça-feira (01/07), eis que, finalmente, o Diretor de Cidade, Thiago Batista de Almeida, ocupou a Tribuna da Câmara, para, de acordo com as expectativas, colocar, em pratos limpos, e, em base clara, as supostas denúncias, de Assédio Moral, que recaiu sobre ele. ( Maltratando os Garis da cidade?)
Pra mim a denúncia é pesada e pedia esclarecimentos à altura.
Jovem líder promissor. Muito inteligente, bem articulado. Mas, falou somente o que quis. Não dirimiu dúvidas. Ficou muito confortável para ele. ( Faltou humildade?)
Não respondeu um naquinho sobre as acusações. Sequer, respondeu ao vereador Paulinho Peuca, que o convocou, se ele ainda continua à frente do setor de varrição. Fez um marketing e tanto de sua pasta. A meta é deixar a nossa cidade um brinco. Em sua fala, o outro lado não teve vez, nem voz.
Seguiu a vontade o refrão muito usado hoje pela Câmara: “ Obrigado Gustavo Brasileiro, por isto, por aquilo; obrigado Thiago Malagoli, por isto por aquilo; Obrigado Gustavo Brasileiro, por isto, por aquilo; obrigado Thiago Malagoli, por isto por aquilo”...
Falta, HUMILDADE E POVO...
Foi ai que me lembrei dele:
EURÍPEDES JONAS DA SILVA, o popular e estimado "DÃO DO FERROVIÁRIO ". Eu que cresci no fundão da Matriz, sempre ouvia falar no “Dão do Alto da Estação”. Como a Rádio Difusora falava sobre ele.
Até que o conheci. Conheci um ser humano encantador. Um líder nato. Muito popular.
Dão, foi vereador pelo PTB na gestão 97/2000, muito além do seu reduto, mas sempre muito querido na cidade toda. Seu trabalho na Câmara foi marcado pela seriedade, firmeza, humildade, ética , apoio ao esporte local e aos menos favorecidos.
Depois do Cargo de vereador, Dão, foi CORDENADOR DA LIMPEZA URBANA e Diretor do Terminal Rodoviário de Patrocínio, "Gildo Guarda".
Sinônimo de HUMILDADE E POVO...
Na direção da limpeza urbana, Dão, direcionava o trabalho com muita garra e competência, era visto pelas madrugadas, levando cafezinhos para os Garis, que ele conhecia todos pelo nome. DÃO AMAVA AS PESSOAS E SEU TRABALHO!
Dia destes encontrei-o em um banco, ele se lembrava de mim com muita gratidão, por ter escrito algo sobre ele.
(Hoje até a Rádio Difusora faz que o esqueceu).
DÃO, se eu fosse Prefeito, voce seria convidado a ir em meu Gabinete - ou eu iria pessoalmente a sua casa - para lhe perguntar:
"Como voce tinha o pessoal da Secretaria de Obras, sobretudo, limpeza urbana, ao seu lado? "O que está faltando em meu governo?"
Posso ouvi-lo: " SEM HUMILDADE AUTÊNTICA E POVÃO DE VERDADE, NÃO SE GOVERNA"
Nossa eterna reverência! Sabe que sou eternamente, seu fã, DÃO!
( Foto Rede Hoje)



*Célio Gomes/Grande Complexo Online Em Cima da Linha, de Patrocínio/MG, "Capital Mundial do Café" - Brasil