POR CÉLIO GOMES, DA SÉRIE PELA ESCOLA DA VIDA: "O FEIXE DA VIDA"!


Muita gente fala e age de tal maneira que parece mesmo que a tal felicidade fica postada muito, muito longe, e ou nem existe a possibilidade de alcançá-la... O segredo é começar por valorizar as coisas mais simples que a vida está sempre se nos disponibilizando. Algo assim como se estivéssemos aprendendo a andar. Mudando os primeiros passos, com cautela... Subindo uma escada, de degrau a degrau, devagar, mas sempre com firmeza. Seguimos daí, alcançando as primeiras vitórias, e mesmo que se nos pareçam "pequeninas", elas nos levam a um estado psicologicamente otimista, o que nos reforça e nos prepara para as grandes glórias. Desejar algo que nas nossas reais condições se fazem impossíveis de conseguir, só nos faz melancólicos, temerosos de viver... O imediatismo nunca foi e jamais será a melhor fórmula de buscar realizações. É preciso um projeto de vida consciente, com gerenciamento equilibrado e disciplinado, levado o efeito com determinação, mas permanentemente policiado para fugir aos exageros de jogar sem as cartas certas, sem o preparo necessário. Lembro-me que minha saudosa Mãe dizia: "Nunca coloque na cabeça um feixe de lenha que não possa carregar e chegar inteiro ao seu destino, tenha sempre muito cuidado com o peso e com a pressa"...
Boas lições! Valeu para mim até quando um namoro não dava certo; Curtia uma solidão, e depois de algum tempo curava as "feridas" com outra paixão. Hoje, não me sinto frustrado, porque considero que consegui da vida até muito mais do que mereço...  Só a Família e os verdadeiros Amigos que tenho, é um tesouro de valor inestimável! Conheço gente que possui baita império financeiro, mas que procura de lanterna acesa, à luz do sol, de um único amigo de verdade, a uma tênue ligação sincera com os próprios laços familiares... Cafifa!