POR CÉLIO GOMES, MAIS UMA OBRA DA SÉRIE "PELA ESCOLA DA VIDA".


Era uma vez, um certo lugar onde a terra era muito fértil... Ali moravam homens simples, porém, trabalhadores de fibra que sonhavam em ter oportunidades para colocar em ação suas mãos calejadas e ágeis... Mas, a oferta de emprego era coisa muito rara naquelas bandas. Por outro lado, ali também residiam homens de posses, inteligentes, imaginação fértil, "porém": Em contra mão com a união, demonstrando desprezo por tudo aquilo que dizia respeito ao bem comum... 

Então, havia a terra sã, a espera da boa semente, e dessa lacuna, se aproveitaram as ervas daninhas, que se multiplicaram, mas de nada serviam... Havia miséria, o fantasma da fome assolava aquela gente. O sofrimento foi minando-lhes as forças e as esperanças. Cansados, sem perspectivas de melhoras, várias famílias começaram a partir, em busca de um lugar ao sol. 

Foi ai que os “privilegiados” se sentiram só, começaram logo a fazer debates entre si, iniciaram um "jogo complicado"... Ninguém se entendia, e isso não era novidade nenhuma, o problema maior era não mais contar com os subordinados... Estes, deram no pé! 
Contudo tanta "imaginação" não poderia ser desperdiçada, por isso, eles, que se julgavam seres superiores, também resolveram se espalhar pelo mundo, precisavam de viver em lugares onde tivesse a quem manipular... Assim o fizeram, e desde então o mundo não foi mais o mesmo... Entrementes, as “ervas daninhas” sentiam muita falta dos seus semelhantes. (?).